O veleiro Santa Maria Manuela vai acolher a expedição científica “One Health”, que arranca a 7 de junho com uma série de conferências sobre sustentabilidade ambiental na Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa. Esta expedição científica pretende sensibilizar a população para a importância da biodiversidade marinha da costa portuguesa e para a saúde dos oceanos. Com partida de Lisboa no dia 8 de de junho e chegada ao porto de Leixões no dia 12 de de junho, esta expedição passa pelo município de Ílhavo, mais concretamente pela Gafanha da Nazaré, a 11 de junho.
A bordo do Santa Maria Manuela, embarcação que permite velejar ao vento e deixar o mínimo de pegada carbónica, estarão 21 tripulantes, entre os quais alguns cidadãos da região, meios de comunicação social, organizadores da iniciativa e cientistas.
A expedição contará com a contribuição de Luís Montenegro, médico veterinário e diretor clínico do Hospital Referência Veterinária Montenegro (HRVM), Paulo Martins da Costa, professor associado do ICBAS, membro do CIIMAR e diretor do Laboratório de Microbiologia do Departamento de Produção Aquática e Paulo Vaz-Pires, biólogo aquático, docente no ICBAS, que trabalha na indústria do pescado, sobretudo processamento, conservação, qualidade, segurança, novos produtos e gestão de resíduos da indústria do pescado e bem-estar animal de peixes.
A bordo estará, também, Mafalda Correia, investigadora do CIIMAR na área da ecologia marinha, focando-se na monitorização e conservação de espécies de cetáceos (baleias e golfinhos), e Fátima Carvalho, investigadora do CIIMAR que estuda um grupo muito importante de microrganismos do ponto de vista biotecnológico, as Actinobactérias, visando descobrir novas moléculas com potencial aplicação nos setores farmacêutico e industrial.