AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“Fantasia”: Aveirense Tiago Matias lança novo disco a solo

Artes

O guitarrista e alaudista aveirense Tiago Matias lança esta sexta-feira, dia 31 de maio, o seu terceiro disco a solo. Chama-se “Fantasia” e contém música contemporânea portuguesa para tiorba de Anne Victorino d’Almeida, Fátima Fonte, Luís Cardoso, Fernando Lapa e Sérgio Azevedo.

Depois de “Cifras de Viola” (2022) - um dos quatro nomeados na categoria de melhor disco de música erudita/clássica dos Prémios Play Vodafone em 2022 - e “Sospiro” (2023), “Fantasia” é editado pela Arte das Musas e patrocinado pela Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura com o apoio da Antena 2.

O lançamento deste novo trabalho do músico aveirense compreenderá uma digressão com início no Mosteiro de Alcobaça, a 4 de junho, e que passará pelo Teatro Aveirense a 9 de junho. Tomar, Lisboa, Viseu, Condeixa-a-Velha, Coimbra, Évora e Mafra serão os outros pontos de passagem da digressão.

Esta sexta-feira o disco fica disponível para venda nas plataformas digitais (Spotify, ITunes, etc) e nas lojas FNAC em Portugal e em todo o mundo.

Festa Publicidade

Natural de Aveiro, Tiago Matias finalizou em 2002 o Curso Complementar de Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, obtendo a classificação de 20 valores no exame final de guitarra. Concluiu em 2005 a licenciatura em Guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi galardoado em vários concursos de guitarra, destacando-se entre eles o 3o prémio no Concurso Legato (Porto, 2000) e o 1o prémio no “Música en Compostela” (Santiago de Compostela, 2004).

Colabora regularmente com os agrupamentos “Orquestra Sinfónica Portuguesa”, “Ludovice Ensemble”, “Segréis de Lisboa”, “Sete Lágrimas”, “Orquestra Barroca da Casa da Música” e “Divino Sospiro”, entre outros.

Como pedagogo, orientou masterclasses de alaúde e guitarra. Lecionou as mesmas disciplinas no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e Conservatório Nacional (Lisboa). É diretor do Quartel das Artes (Oliveira do Bairro), investigador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.