AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Vencedor do Concurso Internacional de Jazz conhecido esta quinta-feira

Artes

O Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro 2024, edição que coincide com o 50º aniversário da Universidade, termina a 6 de junho, no Cine-Teatro de Estarreja. Nesse dia será anunciado o vencedor do Concurso Internacional de Jazz, após dois dias de apresentações de um total de 11 ensembles. Esta foi a edição com maior número de inscrições desde 2021, quando o concurso começou, num ano em que sai reforçada a parceria e o excecional apoio do Município de Estarreja ao Campus Jazz.

Ao longo de quase dois meses, passaram pela região vários músicos notáveis da cena internacional do Jazz, participando e dirigindo atividades como concertos, masterclasses, workshops, tiny lab talks e jam sessions. O baterista Mark Guiliana, o pianista Dave Meder e o também pianista Aaron Parks foram apenas alguns dos nomes sonantes constantes do programa do Campus Jazz 2024.

Este ano, ao Concurso Internacional de Jazz candidataram-se 14 ensembles, tendo o júri admitido 11 após a fase de pré-seleção. Excecionalmente, e após Despacho Reitoral de autorização, foram abertas nesta edição 11 vagas para finalistas, de modo a acolher com igualdade, proporcionalidade, justiça e imparcialidade os ensembles que reuniam condições formais de admissão e avaliação positiva do Júri.

A apresentação pública dos 11 ensembles finalistas decorrerá nos dias 5 e 6 de junho pelas 17h30 e pelas 21h30, duas sessões por cada dia, sendo aberta ao público. O alinhamento detalhado e a constituição dos ensembles está disponível.

Colégio Publicidade

Prémios para Composição, Arranjo e Melhor Ensemble

Para além de outros temas que vão integrar as apresentações públicas, os ensembles a concurso vão apresentar 11 temas originais que concorrem ao Prémio Melhor Composição Original e também 11 arranjos de sua autoria que estarão em competição para o Prémio Melhor Arranjo Original. Para além destes prémios, o Júri, composto por Jorge Castro Ribeiro (presidente), Eduardo Lopes, Massimo Cavalli, Óscar Graça e Paulo Perfeito irá selecionar o grande vencedor do Prémio Melhor Ensemble. Muito novo jazz será dado a conhecer nestes dias.

Na edição de 2023, o Campus Jazz abriu com um espetáculo em que a Orquestra de Jazz da UA e a Orquestra de Jazz de Estarreja partilharam o palco do Cineteatro desse município com convidados especiais. Este ano o Campus Jazz encerra em Estarreja com o momento alto da revelação dos vencedores do Concurso e a entrega dos prémios depois das apresentações públicas. Para além do Município de Estarreja, que receberá o Ensemble vencedor para o Estarrejazz, o Concurso tem também como parceiros a Oficina (organizadora do Guimarães Jazz), a Gira Sol Azul (organizadora do “Que jazz é este? – Festival de Jazz de Viseu”) e o Município de Águeda.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.