AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Associação Agora Aveiro recolhe mais de meia tonelada de lixo da praia

Ambiente

Helder Berenguer

 

No passado sábado, no âmbito do projeto CleanUp Aveiro, a Agora Aveiro aliou-se à F.Fonseca para uma Campanha de Recolha de Lixo na Praia da Costinha, no Concelho de Ílhavo. Em cerca de duas horas, 41 participantes recolheram mais de 550 Kg de resíduos da praia.

Desde garrafas de plástico e vidro a redes, beatas, anzóis, equipamento de pesca e pneus, infelizmente é possível encontrar um pouco de tudo nas praias portuguesas. Para combater este problema, nesta 4ª Edição do CleanUp Aveiro a Associação Agora Aveiro aliou-se à F.Fonseca, uma empresa de automação industrial da região, para uma Campanha de Recolha de Lixo na Praia da Costinha, no concelho de Ílhavo.

A equipa, composta por 41 pessoas, entre voluntários da Agora Aveiro e colaboradores da F.Fonseca percorreu um trajeto de cerca de 1500 metros. Evitando a zona de rebentação das ondas, por uma questão de segurança, e as dunas, para evitar o pisoteio e degradação, foi coberta uma área de cerca de 16 hectares, o equivalente a 23 campos de futebol. Ao longo do caminho a associação estabeleceu “Pontos de Recolha”, onde os participantes puderam deixar os sacos que já estavam cheios de resíduos e recolher sacos vazios. Uma oportunidade também para recuperar o fôlego e reidratar, já que o dia estava excecionalmente quente.

No total foram recolhidos 553 Kg de resíduos, desde garrafas de plástico e vidro a cordas, armadilhas para polvos, paletes e até a porta de um frigorífico e um capacete. Resíduos maioritariamente trazidos pela maré que já não vão mais poluir a praia. O lixo foi acondicionado e, graças à ajuda do Sr. Mário, residente na zona, foi transportado de trator para um local onde pudesse ser recolhido pela empresa responsável pela gestão dos resíduos de Ílhavo.

Colégio Publicidade

De acordo com Helder Berenguer, gestor de projetos da Agora Aveiro, “para além de uma praia mais limpa chegámos ao fim do dia com o sentimento de dever cumprido. Cansados, mas com um sentimento de recompensa por termos feito algo verdadeiramente útil que, esperamos nós, se repita cada vez mais.”

De acordo com Catarina Mota, técnica de Recursos Humanos e Formação da F.Fonseca, esta foi “uma atividade divertida, ainda que de enorme seriedade! A equipa CleanUp Aveiro está de parabéns pela entrega, profissionalismo e entusiasmo com que gere estas iniciativas! A repetir!”

O CleanUp Aveiro junta os esforços da comunidade - de cidadãos individuais, associações, empresas e outras entidades - em torno de um objetivo comum: fazer das ruas, florestas e praias um lugar mais limpo. Esta é apenas uma das atividades que a Agora Aveiro está a desenvolver no âmbito do projeto, com recolhas de beatas a decorrer um pouco por toda a cidade e região graças à colaboração com a Escola Profissional de Aveiro e os Agrupamentos de Escolas Dr. Mário Sacramento e José Estêvão.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.