A caminho dos 20 anos, desde da sua reabertura, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) celebra esta terça-feira, 19 anos de atividade cultural ao serviço da comunidade e da cidade de Estarreja.
O teatro da cidade já acolheu desde o dia 18 de junho de 2005, 4817 eventos e mais de 504 mil espectadores. Através do cinema, música, jazz, peças de teatro e de dança, grupos de teatro, laboratório de aprendizagem criativa e de performances multidisciplinares, o CTE aposta numa política cultural que privilegia a formação de públicos e a qualificação da oferta cultural, que tem levado ao incremento de práticas e consumos culturais, num exercício de verdadeira democratização da cultura, e tem permitido ainda a valorização do território e dos agentes culturais, educativos e criativos do concelho.
O público junta-se no teatro da cidade, no sábado, dia 22, às 21h30, para apagar as velas e celebrar estes anos intensos de espetáculos, workshops, residências artísticas, concertos, filmes e também conferências e conversas. Tudo isto na companhia de uma das maiores vozes da música portuguesa, Carminho, que apresenta o seu novo disco "Portuguesa", também produzido por si.
Inaugurado a 12 de março de 1950, o Cine-Teatro de Estarreja foi palco durante 42 anos de grandes espetáculos de teatro e revista, bem como trouxe excelentes películas cinematográficas. Depois de, em 1992 ter encerrado portas, foi tempo de repensar o papel das próprias salas de espetáculo e eis que, a 18 de junho de 2005, dá-se a reabertura do Cine-Teatro de Estarreja e de um novo espaço cultural.