A Câmara Municipal de Águeda acolhe, na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, a partir das 10 horas, o seminário “Diversidade Funcional – promover a inclusão na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC)”. O evento, que irá decorrer durante todo o dia no Centro de Artes de Águeda (CAA), contará com a presença da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.
A sessão de abertura está agendada para as 10 horas, momento que contará também com as intervenções de Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, e de Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes.
Organizado pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), em parceria com a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA) e apoiado pelo Município de Águeda, este encontro, que reúne, pela primeira vez, as duas Redes geridas pela DGARTES, tem como objetivo a reflexão em torno das questões das acessibilidades, tanto para públicos como para trabalhadores e artistas, permitindo ainda identificar constrangimentos e potenciar a existência de uma maior diversidade funcional de projetos artísticos nos espaços culturais da RTCP e RPAC.
O programa inclui um painel sobre “Boas práticas nos equipamentos culturais”, que irá decorrer logo após a sessão solene de abertura, a partir das 10h30, e contará com intervenções de representantes de equipamentos pertencentes à RTCP e RPAC (Centro de Arte Oliva, Museu de Arte Contemporânea da Madeira, Teatro José Lúcio da Silva e Centro Cultural de Vila Flor), da Inspeção-Geral das Atividades Culturais e do Instituto Nacional para a Reabilitação.
A tarde será preenchida com a realização de mesas-redondas paralelas, onde serão debatidas temáticas como “Acessibilidade aos equipamentos”, “Mediação e práticas artísticas inclusivas” e “Programação acessível e participada”.