AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Música, teatro, dança, novo circo e gastronomia preenchem o Festival dos Canais

Artes

“O Festival dos Canais é já uma marca da programação anual, este ano com o motivo especial de sermos Capital Portuguesa da Cultura, apostando no Festival dos Canais como um dos epicentros deste ano ímpar que estamos a viver. Queremos continuar a ocupar um espaço específico e único, também tirando proveito das caraterísticas específicas e únicas que Aveiro tem e a própria afinidade (que não é acaso), da nossa referência a “Aveiro, Cidade dos Canais” pelo próprio Festival dos Canais”, avança o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, no lançamento da edição 2024 do Festival dos Canais.

Um concerto inédito que junta o músico Castello Branco à cantora e compositora Garota Não, a escola Palco Central e o coletivo Coro Santa Joana (ambas estruturas de Aveiro) e as atuações de Mariza e dos Resistência, o espetáculo "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water” da Companhia francesa Ilotopie, o projeto “ The Air Between Us da companhia Chloe Loftus & Rodney Bell-  são alguns dos momentos altos do Festival dos Canais 2024, que irá decorrer em Aveiro entre 17 a 21 de julho. Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o festival tem a sustentabilidade como pano de fundo.

Durante cinco dias, Aveiro será a capital das artes de rua, com música, teatro de rua, dança, novo circo, atividades para crianças, gastronomia, entre outras iniciativas. Uma programação diversificada e para vários públicos

Para José Pina, diretor do festival, “a edição de 2024 reforça a sua dimensão internacional como evento que se tem vindo a afirmar sustentadamente nos últimos anos e cria condições para Aveiro se afirmar como um dos territórios nacionais mais marcantes no que diz respeito à criação e fruição artística, assim como potencia as estruturas artísticas locais ao terem a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos, em contextos muito diferentes do que estão habituadas. A edição deste ano é também fortemente marcada pelo tema do terceiro trimestre de Aveiro 2024, a sustentabilidade, em várias perspetivas: ambiente, comunidades e territórios”, disse.

Artes e espetáculos

A programação artística inclui quatro espetáculos únicos sobre a água, dois dos quais inéditos. "Derivas na Ria", uma encomenda de Aveiro 2024 a André Braga, Cláudia Figueiredo e a Companhia CIRcoLando, convida o público a uma viagem pela Ria de Aveiro, misturando de forma harmoniosa memórias e ficção. "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water", criado pela prestigiada companhia francesa Ilotopie, é outro espetáculo imperdível.

Festa Publicidade

O festival apresenta ainda "Sliding Slope" de Hellend Vlak, uma reflexão sobre as ameaças climáticas, e a instalação "Cygnus", que iluminará o Cais da Fonte Nova.

Também vai ser possível desfrutar de dois espetáculos internacionais com artistas em cadeiras de rodas: "The Air Between Us" de Chloe Loftus e Rodney Bell, e "Frock" da Stopgap Dance Company.

Atividades para todos

O festival volta a oferecer dois dos seus recintos mais emblemáticos: A Sala de eSTAR, equipada com mobiliário doméstico, e a Funky Beach, uma praia urbana com areia, ambos proporcionando serviços de bar, concertos e DJs. O Jardim das Brincadeiras será um espaço acolhedor e repleto de atividades para crianças e famílias.

Gastronomia e música

A gastronomia e a música vão estar lado a lado de 19 a 21 de julho, com o evento do Chefs On Fire. Vai ser possível assistir a demonstrações de chefs de renome a cozinhar em fogo lento, saboreando as suas receitas ao som das músicas de Pedro Mafama, Rita Vian e Moullinex. Os bilhetes para este evento gastronómico estão disponíveis no site oficial do Chefs On Fire.

1 Comentário(s)

ana paula rocha
9 jul, 2024

estar informada.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.