Numa reconfirmação do sucesso da edição do ano passado, o Chefs on Fire regressa em formato pop-up à cidade de Aveiro, com um cardápio de 12 chefs, responsáveis por preparar um menu de pratos especiais no fogo, lenha e fumo, embalados pelas vozes, teclas e instrumentos de seis artistas nacionais. Este evento, que aposta no slow cooking, com uma proposta intimista e sempre cool, resulta de um investimento da Câmara Municipal de Aveiro, com organização da LOHAD – responsável pelo formato de sucesso do Chefs on Fire –, e decorre nos dias 19, 20 e 21 de julho, integrando a programação do Festival dos Canais.
O firepit do Chefs on Fire irá instalar-se durante três dias no Parque Infante Dom Pedro, num ano especial para a cidade – que em 2024 é Capital Portuguesa da Cultura –, privilegiando a grande tradição culinária local, ligada à matéria-prima da Ria de Aveiro e do mar e também à salga do peixe, aqui conhecido como o “salgado aveirense”.
Para estes dias de celebração da gastronomia portuguesa através do fogo são chamados grandes nomes da cozinha em Portugal. O cabeça de lista deste pop-up é Diogo Formiga, chef do Encanto, em Lisboa. Natural de São Pedro do Sul, Diogo Formiga tomou Aveiro de assalto quando decidiu estudar Biologia. A paixão pela culinária acabou por falar mais alto e torná-lo cozinheiro, estando hoje ao serviço de uma estrela Michelin, sem nunca deixar de visitar com frequência a cidade a que considera a sua segunda casa.
Estarão também presentes Mónica Gomes, do Olaias, na Figueira da Foz e
de Angélica Salvador, do IN Diferente, no Porto – ambos com uma distinção Bib Gourmand do Guia Michelin. Duarte Eira, do Salpoente, em Aveiro; David Jesus, do Seiva, em Leça da Palmeira; e de Ana Leão, hoje à frente do Babel, no Porto, também estarão neste evento.
A sustentabilidade é também uma das apostas do Chefs on Fire, que, entre outras medidas, adotou uma política de zero uso de plástico e um sistema de replantação da lenha consumida.