AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Restaurante Origem: aproveitar o melhor da história para projetar o futuro

Gastronomia

A cidade de Aveiro acaba de ganhar um novo restaurante. Na verdade, o espaço já não é novo, estando até gravado na memória de muitos aveirenses, mas as imagens do “antes e depois” são surpreendentes. À mesa e em tudo aquilo que a rodeia. O recém inaugurado Origem resultou de uma profunda requalificação das instalações do restaurante do Hotel Afonso V, outrora Cozinha do Rei, aproveitando o que a história tem de melhor para projetar um novo futuro.

Na origem do projeto estão dois nomes que a cidade e a região conhecem bem. Maria Soares, empresária responsável pelos projetos Porta 35, Porta 36 e à Portuguesa, associou-se ao chef Tony Martins, mentor do Vagos Sensation Gourmet, para dar corpo a um restaurante que pudesse marcar a diferença. E o resultado aí está, à vista de todos: um restaurante com uma decoração moderna e uma carta que exalta os produtos nacionais.

“Vamos buscar a matéria-prima à origem, recusando os produtos em pacotes”, afiança Tony Martins, revelando a razão de ser da escolha do nome Origem. “Fazemos o nosso próprio requeijão e também o pão”, exemplifica o chef. A carta apresenta um misto de novos pratos e algumas criações “do baú” de Tony Martins. Entre as novidades, contam-se o bao de choco frito, o prego de vitela marinhoa, o pica pau de atum fresco e o escabeche de peixe, enguias e legumes. Tentações às quais se juntam o folhado de bacalhau (com espinafres e queijo do rabaçal), o chambão de borrego e a queixada de porco ibérico, entre outras propostas com a assinatura de Tony Martins. E deixe-se surpreender: as pataniscas de sames e línguas são servidas num bacalhau seco.

Destaque, ainda, para as propostas de pratos vegetarianos e de saladas: caril de vermelho (com legumes, leguminosas e cogumelos) e couve grelhada (puré de cenoura e maionese feita das folhas da própria couve) são as opções “veggie”; a carta contempla uma salada de frango e camarão (com legumes assados) e uma de requeijão e azeitona (com cebola, abóbora e espinafres).

Para finalizar, a carta sugere tarte de queijo da serra (com abóbora, nozes e castanhas de ovos ), chocolate e amendoim (e caramelo), pudim de azeite (com mel e gelado queijo da serra), pão-de-ló de caneca (com sorbet de tangerina e ovos-moles), mil folhas (de natas do céu) e bolo de chocolate branco (com maracujá e coco).

Aberto 365 dias por ano

O Origem está preparado para receber eventos empresariais ou festivos, com capacidade para cerca de 300 pessoas – o salão, que se apresenta normalmente dividido em três salas, pode funcionar como um espaço único. Dispõe, ainda, de uma sala para almoços ou jantares privados, com capacidade até 14 pessoas.

Sendo um restaurante de hotel, está aberto todos os dias (inclusive nos dias festivos), das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30. Para mais informações e reservas pode contactar através do telefone 932177567 ou mail reservas@aorigem.pt.

* Créditos das fotos: Bernardo Conde
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.