A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e a Associação BioLiving assinaram um protocolo de colaboração para dinamizar a Quinta Ecológica da Moita (QEM), em Oliveirinha, como um espaço de sensibilização ambiental e de conservação da natureza.
O convite para uma gestão conjunta partiu da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, ao reconhecer à Associação BioLiving competências na gestão e reabilitação de espaços florestais e na dinamização de programas educativos baseados na valorização dos recursos naturais. A QEM passa assim a integrar o conjunto de microrreservas geridas pela Associação BioLiving.
Um dos principais objetivos desta colaboração será a gestão florestal sustentável da QEM, reabrindo-a enquanto espaço de sensibilização e educação ambientais, e de promoção da participação cívica, através de ações de voluntariado, campos científicos (BioCamp®) e diversas iniciativas de cariz lúdico ou científico. Em breve, a QEM lançará um programa ambiental aberto ao público, assim como a oportunidade de marcação de atividades privadas, como festas de aniversário ecológicas e similares.
As instituições agora cogestoras da QEM farão todos os esforços para criar postos de trabalho, assim como oportunidades de investigação científica, estando abertas à receção de estágios ou teses académicas. Ambas as instituições, sem fins lucrativos, farão também um esforço conjunto na busca de fontes de financiamento, fundamental para melhorar as condições de visitação e dinamização da QEM.
A assinatura do protocolo contou com a presença de representantes dos órgãos sociais das duas instituições, que se mostraram muito felizes e expectantes por reabrirem a QEM à comunidade.