AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Quase 30 restaurantes de Aveiro com menus entre os 10 e 30 euros

Gastronomia

O festival gastronómico “Aveiro, Sabores com Tradição” está de regresso à cidade dos canais, entre os dias 6 e 13 de janeiro, celebrando à mesa de 29 restaurantes a diversidade de produtos endógenos que a região proporciona. Promovida pela câmara municipal de Aveiro, a iniciativa integra o programa de animação “Boas Festas em Aveiro” e assinala em 2020 a sexta edição. Todos são convidados a embarcar numa experiência de degustação que varia entre as propostas gastronómicas mais tradicionais e as mais contemporâneas, com menus que variam entre os 10 e os 30 euros.

“Este evento tem como principal objetivo a divulgação da gastronomia tradicional aveirense, num momento único no ano, em que festejamos o Natal, o Ano Novo e a festa em honra de São Gonçalinho”, destaca Ribau Esteves, presidente da autarquia.

Um menu para petiscar

A edição deste ano traz como principal novidade o “Menu Prova”, uma opção para relaxar ao final do dia e que, por 10 euros, propõe a degustação de dois petiscos, harmonizados com copo de vinho ou espumante da Bairrada. As propostas para este “menu prova” - disponível apenas nos restaurantes À Portuguesa, Cais da Tosca, Quatro Nós e Cais do Pescado - variam entre fritadinha de pastéis de bacalhau, carapauzinhos, ovas de bacalhau, mexilhões em cama de açorda de coentros, gratinados com mozarella ou em vinagrete.

Já nos restantes 25 restaurantes, que se associaram a este festival para celebrar a autenticidade dos produtos da região, é possível saborear uma experiência gastronómica rica e variada com menus completos entre 15 e 30 euros, com entrada, prato, sobremesa e copo de vinho da Bairrada. No final da refeição e para ajudar à digestão é oferecida a tradicional “Bandeja de Aveiro”, composta por licor de Aveiro, abafado ou aguardente da Bairrada.

As sobremesas também têm presença garantida. O arroz doce, a aletria, os bilharacos, as castanhas de ovos, o leite-creme, o Pão-de-Ló, as cavacas e o Bolo de Santa Joana são apenas algumas das sobremesas que poderão ser degustadas, sem pecado, até 13 de janeiro de 2020.

As reservas para o “Aveiro, Sabores com Tradição” podem ser efetuadas diretamente junto dos 29 restaurantes aderentes.

* Crédito da foto de capa: Mogens Petersen
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.