Arranca esta quinta-feira, 19 de setembro, mais uma edição do Fora dos Eixos – Festival Internacional de Marionetas que, durante quatro dias (até 22 de setembro), leva ao Centro Cultural de Milheirós de Poiares e ao Parque de Lazer do Outeiro, no concelho de Santa Maria da Feira, 10 companhias nacionais e internacionais. Pela primeira vez, o festival conta com uma arruada com bombos e gigantones e um piquenique comunitário, num momento único de partilha e convívio entre talentosos marionetistas e as famílias.
O espetáculo “My Shadow and Me”, no sábado, 21 de setembro, às 21h30, é um dos destaques da programação eclética e imperdível desta edição que celebra a Liberdade, a Diversidade e a Interculturalidade. Drey Colby, chega-nos do Reino Unido e na sua bagagem traz mais de 30 anos de experiência no teatro de marionetas e importantes prémios arrecadados por todo o mundo. Um homem que com a sua sombra pode fazer quase tudo! Com uma simplicidade teatral de incrível habilidade e humor, é na magia das sombras que acontecem pequenas histórias entre personagens.
Ninguém vai ficar indiferente a este espetáculo de marionetas feito de números musicais, improvisação e humor, Periplo Varieté (na foto), no domingo, 20 de setembro, às 17h00. Mestres na construção de marionetas de fios, Diana Rodriguez, espanhola, e Andrés Maturana, chilena, formam a companhia Periplo Marionetas que neste espetáculo de “variedades” apresentam várias estrelas, sendo os Quatro Fantásticos de Liverpool uma das atrações.
Pela mensagem que transmite, Maria Liberdade é um espetáculo imperdível, na noite de sexta-feira, dia 20, às 22h30. Maria está aprisionada na ditadura, mas há quem desafie as leis para lhe devolver a liberdade. Com personagens que a aterrorizam e outras que a socorrem, este é um espetáculo de marionetas de luva que, tal como no Teatro de Robertos, são manipuladas por um único marionetista, recorrendo à palheta para caracterizar a voz das personagens.
Muito mais do que assistir aos espetáculos, o público é chamado a envolver-se e a aprender a construir as suas marionetas de luva. Numa oficina divertida, no dia 21 de setembro, pelas 10h30, os participantes podem, com a ajuda do grupo madeirense Ahau Marionetas, transformar uma simples meia colorida numa personagem única, aprendendo técnicas de construção e manipulação. Workshop com inscrição obrigatória e limitado às vagas disponíveis.
As exposições Cinderela e Make Love Not War são compostas por espólio de dois espetáculos de referência das Marionetas do Porto, a primeira companhia portuguesa a conceber três produções infantojuvenis para televisão.