Nos dias 19 e 20 de outubro, a Associação BioLiving promove, em Albergaria-a-Velha, a Conferência BioFórum, sob o mote “Restauro da Natureza: da Lei à Ação!”. A Lei Europeia do Restauro da Natureza, no contexto português, será discutida através de palestras com especialistas de diversas áreas e com saídas de campo.
Pensando em investigadores, técnicos, associações, e todos os cidadãos interessados, este que é já o VIII BioFórum pretende ser uma oportunidade de diálogo e reflexão sobre como a Lei do Restauro da Natureza, recentemente aprovada na União Europeia, poderá afetar a gestão do território e a conservação da natureza em Portugal.
No dia 19 de outubro, o programa inclui várias palestras que trarão perspetivas a várias escalas geográficas e em diferentes setores. Estão confirmados, entre outros, Anabela Simões (ICNF - Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro) e Guilherme Castro (Royal Botanic Gardens Kew, Royal Holloway University of London). No mesmo dia, terá lugar uma mesa redonda com intervenientes de diferentes setores - da academia à gestão autárquica.
No segundo dia, 20 de outubro, terão lugar duas visitas guiadas a microrreservas em processo de restauro pela BioLiving: de manhã, ao projeto Lusitanica, em Canelas, Estarreja, e de tarde, à Quinta Ecológica da Moita, em Oliveirinha, Aveiro (esta, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro).
As inscrições para o BioFórum são gratuitas, mas obrigatórias. Os interessados podem inscrever-se em todo o evento ou apenas em alguns momentos, através do formulário: https://forms.gle/zfQqRV9d1GCwmmmV9
Para mais informações, pode visitar as páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn da Associação BioLiving, enviar e-mail para secretariado@bioliving.pt ou contactar através de 935 293 911 / 935 722 313 (chamada para a rede móvel nacional).