Foi em ambiente de festa, perante dezenas de convidados, que a empresa aveirense Civilria levantou a ponta do véu em relação aquela que é uma das suas obras mais emblemáticas: o The Unique, que conta com a assinatura de Eduardo Souto Moura. O arquiteto, detentor do Prémio Pritzker, foi, inclusive, uma das personalidades presentes no evento realizado na passada quarta-feira, dia 16 de outubro, no interior do próprio prédio, onde foi já dado a conhecer o andar modelo.
“Neste projeto, encontrei um dono de obra inexcedível, que nunca recusou nada”, destacou o arquiteto que também assinou o projeto do edifício do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro. O The Unique acaba, assim, por ser o seu primeiro projeto residencial na cidade da ria.
Na cerimónia que antecedeu a visita ao andar modelo, com um design de interiores da aveirense Margarida Mangerão, Artur Varum, CEO da Civilria, admitiu que, “quando, há 34 anos, nasceu a Civilria, em Estarreja, nem em sonhos imaginei que podíamos estar a inaugurar um Pritzker”. A verdade é que, segundo destacou, têm sido anos de profícuo crescimento, com obras em vários pontos do país, mas sem perder o foco em Aveiro.
Já o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, enalteceu o projeto do The Unique e aquilo que ele “vai induzir” - localizado em frente ao Lago da Fonte Nova, este novo imóvel (com 39 frações residenciais e uma área para serviços, no rés-do-chão) destina-se a um segmento elevado. E também deixou o desafio ao arquiteto Eduardo Souto Moura para que faça mais obras em Aveiro.
Composto por frações de tipologia T3 e T4, e alguns T1 e T2, o desenho do The Unique procura “unir ria, espaço verde e evocando na paleta de cores o património de Arte Nova da cidade”. É apresentado como uma das obras mais emblemáticas da Civilria, promotora imobiliária responsável por projetos como o Avenida 60, em Aveiro, e o Icon Community, no Porto.