Foi com os sabores iranianos, indianos e brasileiros que a associação Agora Aveiro estreou o projeto “I Love Aveiro - Cooking for Solidarity”, no início deste mês, na cozinha da Casa Vera Cruz, em Aveiro.
Porque é que os indianos costumam comer com as mãos? Porquê é que o açafrão é a especiaria mais cara do mundo? O que influenciou a variedade da cozinha brasileira? Todas estas perguntas (e muitas outras) foram respondidas durante este primeiro workshop de culinária.
Graças aos três chefes internacionais - a indiana Madhuri, o iraniano Saman e a brasileira Denise, atualmente todos residentes em Aveiro - mais de vinte participantes tiveram não só a oportunidade de explorar os únicos e intensos sabores das suas terras natais, como também de ouvir histórias interessantes sobre as suas gastronomias e as suas culturas.
Durante o workshop, todos os participantes deram uma ajuda na preparação dos aperitivos de batata indianos, aplaudiram o trabalho árduo de virar a panela de arroz de açafrão sem que este se desmanchasse, e, no final, criaram uma combinação improvável - paçoca, um doce tradicional brasileiro feito com amendoins e um pouco de café turco a acompanhar.
O “I Love Aveiro - Cooking for Solidarity” tem como objetivo promover a inclusão social de imigrantes e refugiados em Aveiro, através da partilha de comida, receitas e tradições. O projeto celebra a diversidade da nossa região e explora diferentes influências culturais que nos rodeiam.
“Nós adoramos os ovos moles e as enguias, mas em 2024, Aveiro já é muito mais do que isso. Existem quase 100 nacionalidades a viver na nossa região e nós queremos aprender mais sobre os novos sabores na nossa cidade! Este é somente o primeiro de muitos workshops que estamos a planear para ti, por isso fica atento”, destacam os responsáveis pelo projeto.
O “Cooking for Solidarity” faz parte do projeto “I Love Aveiro” da Agora Aveiro. Foi organizado em colaboração com a Casa Vera Cruz e o CLAIM Aveiro no âmbito dos Projetos de Solidariedade do Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.