O programa Municipal “Cultura Perto de Si”, apresenta para as próximas semanas um programa vasto com teatro, música e cinema. Este sábado, dia 26 de outubro, terá lugar a peça de teatro “Exército de Malucos” pelo Grupo Cultural Semente na Casa de Música, em Aradas, pelas 21h30, uma adaptação da comédia "Coronel-Pássaro”, escrita entre 1995/96 pelo dramaturgo Búlgaro, Hrysto Boytchev.
Trata-se da história de um jovem médico, destacado para um asilo psiquiátrico instalado num antigo convento, algures nos Balcãs, que tem a seu cargo alguns casos de psicose tão interessantes, quanto inofensivos, em pleno inverno, sem aquecimento, sem comida, sem medicamentos e no centro de uma guerra.
No dia 2 de novembro, pelas 21h30, o “Cultura Perto de Si” vai até ao Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana, com a peça “Quixote: As Peripécias de um Cavaleiro Doido” pela Palco Central – Associação Cultural.
Com 11 músicas originais, quatro atores e um músico, conta-se a história do cavaleiro mais conhecido de todos os tempos, Dom Quixote de la Mancha, num espetáculo infanto-juvenil de autoria de Kelly Varella e Rafael Campanile.
No domingo, dia 03 de novembro, o Salão Paroquial de São Jacinto irá receber o concerto “Orquestra de Cordas da Sociedade Musical Santa Cecília”, pelas 15h00.
Num concerto que se pretende que seja de confraternização com a comunidade, a Orquestra de Cordas da Sociedade Musical Santa Cecília apresenta um repertório eclético de peças com arranjos do Maestro Victor Saudade, que abrangem desde o estilo barroco ao contemporâneo, nacional e internacional.
Por fim, no dia 10 de novembro, domingo, às 17h00, será exibido o documentário “Aveiro, Sal do Mundo” no Polivalente de Eirol, para uma tarde de convívio e interação entre as nossas Associações Culturais: Grupo Folclórico Nossa Senhora de Nazaré e Grupo Cultural e Recreativo da Taipa, e que vai contar com a emissão de um documentário, seguido da atuação dos Grupos com uma tertúlia.
Recorde-se que “Cultura Perto de Si” é um programa municipal que, desde 2018, tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais.