AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Do Sossego na voz de Camané e no piano de Laginha ao Grande Mistério na Sé

Palcos

Kenton Thatcher

 

A voz do fadista Camané e o piano habitualmente improvisador de Mário Laginha voltam a juntar-se nos Festivais de Outono, no dia 2 de novembro, no auditório Renato Araújo (UA) para o concerto “Aqui está-se sossegado”. O “Grande Mistério”, a fé e o sagrado traduzidos na pauta, ouve-se, a 5 de novembro, na Sé de Aveiro, pelo duo formado pela soprano Orlanda Velez Isidro e Ricardo Toste, no órgão.

Camané, fadista que já cantou o fado em tons menos convencionais, e Mário Laginha, pianista conhecido pelas improvisações no jazz, mas não só, já deram vários concertos juntos e até gravaram a canção “Ai Margarida”, a partir de um poema de Álvaro de Campos, canção incluída num dos mais recentes discos de Camané. O entrosamento sentido nessas colaborações sugeria um aprofundamento dessa simbiose, nascendo "Aqui está-se sossegado".

Este é um novo projeto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco. O desenho dos concertos que configuram o projeto "Aqui está-se sossegado" conta com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e inclui também inéditos compostos por Mário Laginha.Os bilhetes estão disponíveis na BilheteiraOnline.

“Le Grand Mystére” através da música sacra

Em “Le Grand Mystére”, concerto de música sacra para soprano e órgão, com a soprano Orlanda Velez Isidro e o organista Ricardo Toste, as obras interpretadas evocam a devoção dos crentes, pela sensibilidade de grandes compositores, desde o período barroco ao século XX. Esse Grande Mistério da Fé, representa a Paixão de Cristo que amou os terrenos e por eles sofreu, cabendo aos crentes honrar, humildemente, o Seu caminho.

Aoie Publicidade

As obras para órgão solo, de Muffat, Albinoni, Widor e J.S. Bach, vão entrelaçando e criando o ambiente de reflexão, através da sua grande paleta de cores sonoras, transportando quem ouve para os momentos contemplativos da voz, segundo descrevem os intérpretes. Ao longo do concerto, os crentes ora são levados a serem testemunhas da dor de Cristo, vista pela sua mãe Maria na obra de Adriessen, “Miroir de Peine”, ora são convidados à oração e à adoração, como em “En priére”, de Gabriel Fauré, ou “Hochster”, de J.S. Bach. “Ich habe genug”, de J.S.Bach, e a última obra do programa, “Evening Hymn”, de Henry Purcell, são dois momentos de pura entrega e confiança, deixando as penas e as misérias da vida terrena finalmente descansar na paz de Jesus, anunciam os músicos. “Le Grand Mystére” começa às 21h30, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória (Sé de Aveiro). A entrada é livre, mas condicionada à lotação do espaço.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.