A voz do fadista Camané e o piano habitualmente improvisador de Mário Laginha voltam a juntar-se nos Festivais de Outono, no dia 2 de novembro, no auditório Renato Araújo (UA) para o concerto “Aqui está-se sossegado”. O “Grande Mistério”, a fé e o sagrado traduzidos na pauta, ouve-se, a 5 de novembro, na Sé de Aveiro, pelo duo formado pela soprano Orlanda Velez Isidro e Ricardo Toste, no órgão.
Camané, fadista que já cantou o fado em tons menos convencionais, e Mário Laginha, pianista conhecido pelas improvisações no jazz, mas não só, já deram vários concertos juntos e até gravaram a canção “Ai Margarida”, a partir de um poema de Álvaro de Campos, canção incluída num dos mais recentes discos de Camané. O entrosamento sentido nessas colaborações sugeria um aprofundamento dessa simbiose, nascendo "Aqui está-se sossegado".
Este é um novo projeto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco. O desenho dos concertos que configuram o projeto "Aqui está-se sossegado" conta com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e inclui também inéditos compostos por Mário Laginha.Os bilhetes estão disponíveis na BilheteiraOnline.
“Le Grand Mystére” através da música sacra
Em “Le Grand Mystére”, concerto de música sacra para soprano e órgão, com a soprano Orlanda Velez Isidro e o organista Ricardo Toste, as obras interpretadas evocam a devoção dos crentes, pela sensibilidade de grandes compositores, desde o período barroco ao século XX. Esse Grande Mistério da Fé, representa a Paixão de Cristo que amou os terrenos e por eles sofreu, cabendo aos crentes honrar, humildemente, o Seu caminho.