A Câmara Municipal da Mealhada assinala o Dia Mundial do Enoturismo, 10 de novembro, com duas visitas guiadas: uma, pela manhã, às antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e outra, da parte da tarde, às caves “Da Mina”, no Luso.
A ideia para este Dia Mundial do Enoturismo é mostrar como o território mealhadense é marcado, desde há décadas, pela vitivinicultura. Assim, o município propõe um regresso ao passado, com uma visita às antigas instalações do IVV, pela mão, saber e memória de Carlos Jaime, antigo colaborador do IVV, e uma visita ao presente, já de olhos postos no futuro, com o projeto renovado dos vinhos “Da Mina”, no Luso.
Nesta viagem ao passado, os participantes serão levados a conhecer o desenvolvimento dos vinhos na Bairrada, desde a Junta nacional do Vinho ao IVV, mas também as diversas etapas a que os produtores estavam obrigados, do manifesto à destilação ou ao armazenamento de vinhos e aguardentes.
No projeto “Da Mina”, a visita será pelas as caves que se situam em duas minas de água com mais de 100 anos, construídas pela mão do bisavô do atual proprietário, Tozé Carvalho, com o objetivo de criar licores. Desta propriedade de cerca de dois hectares, onde predominam os solos de xisto, comercializou-se primeiro vinho em 2019.
O Dia Mundial do Enoturismo foi instituído, em 2009, pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), inicialmente com caráter “Europeu”. A Associação de Municípios Portuguesas Vinhateiros, da qual a Mealhada faz parte, é parceira da Recevin na promoção desta iniciativa, dinamizando-a a nível nacional em colaboração com os municípios e Rotas do Vinho.
As atividades são gratuitas, mas de marcação prévia: turismo@cm-mealhada.pt ou 231 930 122.