Em 2020, quando conversámos com o Ricardo Marques, ficou a nota de esperança: o chef nascido na Venezuela, mas criado em Ílhavo, mostrava-se esperançoso de um dia poder ter o seu próprio restaurante e na sua região. Em 2024, o sonho tornou-se na realidade. Recentemente inaugurado, o restaurante Vinte & 4 veio complementar a oferta gastronómica da cidade de Aveiro – está localizado na Rua Cap. Sousa Pizarro, junto ao Teatro Aveirense – e aposta numa “cozinha simples, em que brilha o produto”, anuncia o chef.
Depois de passar por espaços como o Montebelo Vista Alegre, o Salpoente e o Four Points, em Matosinhos, Ricardo Marques lança-se, assim, por conta própria, num projeto que tem a sua cara e a da sua família. “A decoração esteve por conta da minha mulher, psicóloga de profissão, mas com muito bom gosto para decorar”, conta-nos.
Entre as propostas da carta estão pratos como as pataniscas, a chora de bacalhau e o arroz de samos, em jeito de homenagem ao seu avô, que andou na pesca do “fiel amigo”. Também serve pratos de carne, nomeadamente bife da vazia com manteiga de alho, bochecha de novilho e iscas em cebolada, e algumas propostas vegetarianas - salteado de arroz com cogumelos e estufado grão de bico. Para sobremesa, há propostas que vão do bolo de chocolate húmido à mousse avelã.
O restaurante Vinte & 4 está aberto ao almoço de quinta-feira a sábado, das 12h30 às 15h00, e ao jantar de terça-feira a sábado, das 19h30 às 22h30. Em breve, o “Garfadas que contam” vai andar por lá, para provar algumas das principais iguarias da carta. Fique atento!