AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

UA desenvolve metodologia eficaz e menos invasiva para detetar cancro da próstata

Saúde

 

A Universidade de Aveiro (UA) e o CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro desenvolveram uma tecnologia à base de líquidos iónicos que permite a extração, purificação e concentração simultâneas de um biomarcador do cancro da próstata (antigénio específico da próstata, PSA) a partir de amostras de urina. O diagnóstico eficiente e precoce deste tipo de cancro torna possível reduzir os custos associados a este que é o segundo tipo de cancro mais comum em homens.

O cancro da próstata é o quarto tipo de cancro mais comum a nível mundial e o segundo tipo de cancro mais comum em indivíduos do sexo masculino. As mais recentes estimativas sugerem um aumento dos novos casos anuais de 1,4 milhões, em 2020, para 2,9 milhões, em 2040. Os custos associados ao tratamento deste tipo de cancro são elevados, estimando-se que apenas para a Europa estes custos ultrapassem os 8,43 biliões de euros. Por forma a reduzir os custos associados, torna-se fundamental desenvolver estratégias integradas e eficientes que permitam o seu diagnóstico precoce.

A equipa de investigadores e professores do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química da UA, composta por Matheus Pereira, Ana Catarina Sousa, João Coutinho e Mara Freire, desenvolveu uma tecnologia à base de líquidos iónicos que permite a extração, purificação e concentração simultâneas de um biomarcador do cancro da próstata (antigénio específico da próstata, PSA) a partir de amostras de urina. Este biomarcador é atualmente utilizado na monitorização deste cancro e outras doenças associadas à próstata, através de amostras de sangue, sendo por isso um método invasivo.

“A deteção de biomarcadores tumorais em amostras de urina evita a utilização e recolha de amostras mais invasivas, como é o caso de sangue ou tecidos. No entanto, a sua identificação e quantificação são dificultadas pelo facto dos biomarcadores existirem em baixas concentrações e porque as matrizes biológicas são sempre muito complexas, exigindo que se realize um tratamento prévio das amostras.”, contextualiza a investigadora Mara Freire.

A investigadora explica depois as vantagens dos resultados alcançados: “A tecnologia desenvolvida permite extrair, purificar e concentrar PSA a partir da urina, permitindo assim utilizar equipamento mais expedito e menos dispendioso que os imunoensaios atualmente utilizados. Esta tecnologia também é capaz de extrair outras formas de PSA da urina, que podem ser adicionalmente quantificadas, abrindo portas para a sua utilização em diagnóstico diferencial do cancro da próstata. Por fim, trata-se de uma tecnologia versátil que pode ser customizada por alteração do líquido iónico utilizado, permitindo assim a deteção e quantificação de outros biomarcadores tumorais visando o diagnóstico precoce de outros tipos de cancro.”

Esta tecnologia já protegida por patente nacional permite ultrapassar uma das grandes limitações associadas ao uso de biomarcadores que reside na sua baixa concentração em fluidos biológicos e consequentes dificuldades na quantificação dos mesmos. Ao concentrar o biomarcador, esta técnica permite que a posterior quantificação de PSA seja realizada por técnicas analíticas de rotina, mais simples, mais baratas e disponíveis em laboratórios menos sofisticados.

Aoie Publicidade

1 Comentário(s)

josé dinis
14 dez, 2024

parabéns pelo vosso trabalho. onde se pode efetuar o respetivo procedimento. cumprimentos

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.