AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Rota da Lampreia e da Vitela arranca em março e com mais restaurantes

Gastronomia

A cozinha tradicional severense volta a ser representada nos seus restaurantes, entre os dias 14 de março e 12 de abril, durante a Rota da Lampreia e da Vitela. Na sua XX edição, a iniciativa pretende promover o concelho de Sever do Vouga, dinamizando a economia e a cultura, através da valorização de produtos locais.

Com a colaboração o Turismo Centro de Portugal, a parceria da câmara municipal de Sever do Vouga com a Confraria Gastronómica de Sever do Vouga irá contar, este ano, com nove restaurantes – mais dois do que no ano anterior, a saber: “Restaurante Santiago”, “Quinta do Barco”, “Quinta Nova”, “O Cortiço”, “O Vitorino”, “O Canastro By Junior”, “O Junior”, “Canta a Coruja” e “Passa a Palavra 2”.

Durante um mês, os visitantes do concelho poderão degustar os sabores da gastronomia local, passados de geração em geração. A lampreia continua a ocupar um lugar de destaque na gastronomia da região, apreciada desde os tempos da Idade Média.

O acontecimento gastronómico é, assim, uma oportunidade a não perder pelos apreciadores, que poderão experimentar os seus diferentes modos de confeção como o “arroz de lampreia” ou “lampreia à bordalesa”.

À lampreia junta-se a vitela

Quem não é apreciador de lampreia, poderá optar pela vitela, que passou a integrar a rota em 2006. A vitela assada com arroz de forno é um prato gastronómico de referência, que pode ser saboreado durante todo o ano e cujo reconhecimento ultrapassa os limites geográficos do país.

É deste modo que Sever do Vouga renova o convite para "saborear uma gastronomia de qualidade". "Esta é uma iniciativa que tem vindo a renovar a sua importância enquanto produto turístico e vai ao encontro do desenvolvimento estratégico do concelho, em que a gastronomia conduz à descoberta de outras potencialidades. São exemplo disso as paisagens naturais, em que os rios e as cascatas convidam ao descanso e à aventura, o património histórico e o património cultural que pode ser explorado", destaca a autarquia em comunicado.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.