O Cineteatro António Lamoso (CTAL) celebra o mês do teatro com uma programação diversificada de 1 a 30 de março, sempre às 21h30. O alinhamento inclui oito propostas que vão do teatro à música e ao ilusionismo.
A programação arranca com a exposição “A Censura ao Teatro”, da Companhia de Teatro de Almada e do Arquivo Ephemera, patente de 1 a 30 de março durante o horário dos espetáculos. A mostra apresenta documentação sobre a censura ao teatro no Estado Novo, com cenografia de José Manuel Castanheira.
No dia 5, o músico brasileiro Filipe Fontenelle leva ao palco a fusão da Bossa Nova com a poesia da Música Popular Brasileira, no âmbito do OuTonalidades, CircuitoPortuguês de Música ao Vivo e da temática À4HÁ. Já a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o pianista japonês Tomohiro Hatta interpreta obras de Beethoven, Chopin e Rachmaninov.
A 15 de março, o mágico Ruben Félix, finalista do “Got Talent”, apresenta um espetáculo de ilusionismo sobre a conexão humana. No dia 19, os Avesso e os Cobrafuma, com curadoria da Basqueiro Associação Cultural, trazem sonoridades distintas, da experimentação melódica ao rock mais visceral.
A 22 de março, o humorista Hugo Van der Ding e Vítor D’Andrade apresentam “A Grande Fantochada”, um espetáculo irreverente de marionetas sobre a História de Portugal, acompanhado pela pianista Joana Gama.
No dia 25, os alunos do 10.º ano do concelho terão a oportunidade de assistir a “O Futuro já Era”, da Companhia de Teatro de Almada, um drama sobre a juventude em contextos sociais adversos.
A programação antecipa o Dia Mundial do Teatro (29 de março), destacando a importância desta arte. Mais informações estão disponíveis emwww.cineteatro.cm-feira.pt.