Chama-se “A Fábrica” e apresenta um olhar sobre os bastidores das unidades fabris da marca Costa Nova, onde o grés fino português ganha forma. Uma exposição itinerante que tem como ponto de partida a loja Costa Nova, em Lisboa, onde ficará até 30 de maio, antes de seguir para o Porto, Aveiro e Madrid, levando a diferentes públicos a essência da produção cerâmica e o ambiente da fábrica.
Esta exposição surge do interesse crescente que a marca da região de Aveiro tem vindo a despertar entre clientes e académicos, fascinados pelo processo produtivo. “Há uma curiosidade natural sobre o que acontece antes de cada peça chegar à mesa: como é moldada, vidrada, cozida e aperfeiçoada. ‘A Fábrica’ nasce dessa vontade de mostrar a autenticidade que está antes produto final: um lugar onde a tradição e a inovação se encontram”, refere Liliana Padinha, diretora de Marketing da Costa Nova.
Com fotografia por Manuel Gomes da Costa, a exposição percorre várias fases do processo produtivo, mas também se foca noutros elementos: é um retrato do ambiente da fábrica, das suas pessoas, das mãos que moldam as peças, do brilho dos vidrados, dos contrastes, dos cheiros, das texturas e do calor dos fornos.
“Parte dessa atmosfera é transportada para a exposição, onde elementos reais da fábrica ajudam a compor a experiência sensorial. O visitante pode conhecer os nossos rostos, ver materiais, moldes, matérias-primas e até ferramentas utilizadas na produção, inteirando-se dos detalhes que fazem de cada peça o reflexo do nosso saber-fazer”, acrescenta.
“A Fábrica” constitui, assim, um convite a descobrir um ofício que atravessa gerações. O olhar do fotógrafo sobre o ambiente fabril, aliado à presença física de elementos da produção, cria um espaço de descoberta para todos os que querem conhecer melhor a cerâmica portuguesa.
Antes de chegar à mesa, cada peça tem uma história. Esta exposição revela os seus bastidores.