AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Festival Rádio Faneca apresenta cartaz com Jorge Palma, David Bruno, Benjamim e Beatriz Pessoa

Artes

 

O Festival Rádio Faneca está de regresso ao Centro Histórico de Ílhavo, entre os dias 6 e 8 de junho, com concertos, projetos com a comunidade, jogos tradicionais e oficinas para os mais novos, teatro nos becos e uma rádio que emite em FM, online e ao vivo.

No cartaz musical deste ano, David Bruno, Beatriz Pessoa, António Bandeiras dj set, a 6 de junho, e Jorge Palma, Benjamim e Beija-Beija Soundsystem, projeto celebrativo da música de baile, a 7 de junho, asseguram as noites no Jardim Henriqueta Maia.

No Palco Rádio, que regressa este ano ao Jardim Henriqueta Maia, há concertos de Lisa Sereno, Valter Lobo e Tomás Wallenstein. A rádio, que emite em 103.9 em FM, mas também tem emissão online, e acontece entre as 10 e as 20 horas em todos os dias do festival, conta com a condução de Marta Rocha (Antena 3) e Maria Inês Santos (23 Milhas) e promove os habituais discos pedidos, conversas e programas (a anunciar), rubricas das várias estruturas do Município de Ílhavo e das associações locais e entrevistas com os protagonistas dos festivais: comunidade e artistas. Este ano, neste palco, apresenta-se uma peça de teatro radiofónica, com um cabinho amarrado a terra, monólogo escrito por David Calão e interpretado por Nuno dos Reis.

Ainda na música, nos concertos dos becos, que acontecem nas tardes dos dias 7 e 8 de junho, atuam a banda Maria Café, Hasselberg e Óscar Graça com o quarteto Liftoff, que o vibrafonista Jeffery Davis também integra. Hasselberg apresenta And after you, all I could hear was the wind, uma performance de música eletrónica em harmónio, a solo, criada e interpretada num instrumento com 125 anos.

À semelhança do que aconteceu nos últimos anos, para os concertos dos becos, desafiam-se artistas da PRAIA, plataforma de registo de artistas ilhavenses do programa de apoio à produção local do 23 Milhas, para criarem uma performance a partir do cruzamento dos seus trabalhos, que é apresentada nos becos nos dias 7 e 8 de junho.

Larissa Goretkin, Isabel Savitri e Renata Silva criam uma performance a três, as Soul ID juntam-se aos Latin 5 e os músicos Gabriel Teixeira, Luís Semedo, Paulo Santos e Pedro Carlos são outro dos encontros deste ano. Este processo será documentado pelo artista plástico Emanuel Rodrigues, que também integra a plataforma de artistas ilhavenses.

Nos projetos com a comunidade, o projeto Casa Aberta regressa com a orientação de Tânia Dinis, que fará um trabalho de pesquisa e criação sobre intimidade e arquivo, a partir da fotografia, da performance e do cinema. O projeto abre-se à possibilidade de se inscreverem lojas e associações que, nos próximos meses, vão criar uma performance para apresentar a amigos e convidados que receberão para jantar no dia 7 de junho.

Ainda nas casas do Centro Histórico, Ana Bento, encenadora, multi-instrumentista e fundadora da Gira Sol Azul, é desafiada a criar histórias musicadas a partir da identidade local e também da de pessoas imigrantes a residir em Ílhavo.

Nas propostas para os mais novos, haverá jogos tradicionais, desafios para as escolas e atividades para famílias.

Todo o festival é gratuito.

 

 

Feira de marco Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.