AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ciclo "À Boca de Cena" passa pelo Teatro Aveirense

Literatura

A próxima sessão do ciclo "À Boca de Cena" realiza-se, este sábado, no Teatro Aveirense e terá como centro das atenções a obra “O Deus das Moscas”, de Nigel Williams. Os convidados para este encontro são Nuno M. Cardoso e Pedro Alves, que estarão a ler com o público este texto fundamental do século XX.

O romance “O Deus das Moscas” foi escrito em 1954 por William Golding e levado ao grande ecrã em 1963 por Peter Brook. Décadas mais tarde, em 1995, a obra foi adaptada para o teatro por Nigel Williams, com enorme sucesso, sendo este o texto que se irá ler no Teatro Aveirense. A sua premissa é simples: crianças abandonadas numa ilha deserta tentam recriar o mundo civilizado à sua imagem.

Quanto aos convidados da próxima sessão, refira-se que Nuno M. Cardoso é encenador e diretor artístico, além de coordenador das Leituras no Mosteiro, uma muito bem-sucedida iniciativa de leitura de textos dramáticos no Mosteiro de São Bento da Vitória, equipamento do Teatro Nacional São João, no Porto. Já Pedro Alves é fundador e diretor artístico da companhia Teatro Mosca, que traduziu, adaptou e encenou "O Deus das Moscas" em 2019.

O ciclo À Boca de Cena é organizado pelo Teatro Aveirense e pelo GrETUA, sendo um programa de leitura de textos dramáticos, com especial incidência em dramaturgia contemporânea. São sessões de leitura partilhada com o público, em registo informal e acolhedor, com a participação do próprio autor ou de artistas convidados. O objetivo é promover um misto de leitura e conversa onde várias áreas de criação se cruzem.

A primeira sessão aconteceu a 18 de janeiro, no GrETUA, onde Tiago Correia esteve a ler com os participantes a sua mais recente peça, “Turismo”. A edição seguinte, a terceira, será no GrETUA, a 29 de março, tendo por objeto “Auto Para Jerusalém”, de Mário Cesariny, com Jorge Pedro Ferreira como convidado, uma figura próxima deste escritor surrealista. A entrada é livre.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.