AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Voluntários retiram quase 100 quilos de resíduos da ria

Ambiente

Helder Berenguer

 

No passado dia 26 de abril, mais de 30 jovens voluntários juntaram-se numa ação de limpeza junto à Ria de Aveiro, recolhendo cerca de 100 kg de lixo, numa iniciativa dedicada à preservação ambiental e ao cuidado com o património natural da Ria de Aveiro.

A ação envolveu voluntários da associação Agora Aveiro e elementos do Grupo 249 de Escoteiros de Aveiro, e centrou atenções na zona dos Passadiços de Aveiro, em Esgueira.

“Começou-se com uma vigorosa pedalada da Casa da Bicicleta até ao Cais de Esgueira com as bicicletas de carga emprestadas pela Ciclaveiro, para transporte dos resíduos. Já à entrada dos passadiços, a Anabela Pereira da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) deu uma mini-palestra para a sensibilização ambiental e proteção da biodiversidade na Ria de Aveiro. Falou-se de espécies invasoras, e também de espécies em perigo, como o cágado-mediterrânico”, anuncia a associação.

Ao todo, foram retirados 91,5kg de lixo das lamas da ria, transportados com recurso às bicicletas da Ciclaveiro e, no final, recolhidos pela Veolia. “Ainda que o peso final pareça elevado, corresponde apenas a uma pequeníssima fração dos resíduos que abundam na ria. Material de construção, garrafas de plástico e vidro, pneus, contentores de detergentes, sacos, pedaços de esferovite, redes e arames foram alguns dos objetos mais comuns”, destacam os elementos da Agora Aveiro.

“A mensagem subjacente parece clara a todos - exceto para quem escolhe fechar os olhos e os ouvidos: a Ria de Aveiro merece uma atitude mais consciente e respeitadora por parte de quem dela usufrui e com ela convive”, advertem.

Corrida Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.