A Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com o Museu Militar do Buçaco, vai assinalar o Dia Internacional dos Museus com um conjunto de iniciativas que decorrem nos dias 17 e 18 de maio, destacando-se as visitas guiadas gratuitas ao espaço museológico dedicado às Invasões Napoleónicas.
Para permitir uma maior participação do público, o Museu vai operar em horário alargado no dia 17, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 22h00, e no dia 18, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Durante este período, os visitantes poderão explorar gratuitamente as exposições permanentes do museu, usufruindo de mais tempo para conhecer de perto os vestígios e a herança histórica da época das invasões napoleónicas em Portugal.
O programa inclui ainda duas visitas guiadas, concebidas para proporcionar uma imersão mais profunda nos episódios históricos, nos artefactos militares e nas histórias humanas que marcaram o contexto da Batalha do Buçaco. A primeira visita será noturna, no dia 17, às 20h00, enquanto a segunda terá lugar na tarde de 18 de maio, às 15h00. Estas visitas pretendem reforçar o papel dos museus como espaços vivos de aprendizagem, promoção da cidadania e preservação da memória coletiva.
O Museu Militar do Buçaco foi inaugurado a 27 de setembro de 1910 pelo então Rei D. Manuel II, no âmbito das comemorações do primeiro centenário da Batalha do Buçaco. Está localizado junto à cerca da Mata Nacional do Buçaco, nas imediações do monumento aos combatentes da Guerra Peninsular. No seu interior, os visitantes encontram valiosas coleções ligadas ao período das invasões francesas, como peças e utensílios militares do início do século XIX, pequenas figuras uniformizadas, guiões, medalhas, cartas militares e topográficas do terreno da batalha.
O acervo do museu inclui também uniformes históricos e gravuras representativas de momentos marcantes da Batalha do Buçaco. Em destaque está uma peça de artilharia utilizada nesse confronto, acompanhada da respetiva guarnição de fogo. O Museu é propriedade do Exército Português e continua a desempenhar um papel central na valorização e preservação do património histórico-militar nacional.