AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Coronavírus: sugestões de leitura para os dias de isolamento (parte I)

Literatura

Camilo Castelo Branco nasceu há precisamente 195 anos, no dia 16 de março de 1825. Por isso, iniciamos estas sugestões de livros para quem se vê forçado a algum tipo de reclusão devido à pandemia do novo coronavírus com romances do grande escritor nortenho (até se fala das “terras camilianas”, entre Douro, Minho e Trás-os-Montes), que, afinal, era natural de Lisboa.

Foi o primeiro escritor que viveu exclusivamente da escrita literária e conheceu grande sucesso comercial em vida, ainda que por vezes se visse em apertos económicos. Consta que em diversas ocasiões usou uma certa artimanha. Pegava num livro, anotava-o com umas frases e punha-o à venda numa livraria amiga. O livreiro vendia-o logo com o selo: “Anotado pelo Camilo!”

Do muito que Camilo nos oferece, escolhemos o romance humorístico e satírico “A queda de um anjo”. Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, morgado de Agra de Freimas, vai representar o Portugal profundo (Miranda) na Câmara dos Deputados. O anjo, porém, que era casado, deixa-se corromper pelos hábitos lisboetas e pelos encantos femininos.

Numa adaptação de Albano Martins, com ilustrações de Gabriela Sotto Mayor, o semanário “Sol” e as edições Quasi publicaram há uns anos uma versão para crianças do romance camiliano. Integra a coleção “Clássicos da Literatura Portuguesa contados às crianças”.

Ainda de Camilo, a coleção inclui “Amor de Perdição” e clássicos como “Auto da Barca do Inferno” (Gil Vicente), “Frei Luís de Sousa” (Almeida Garrett), “As Cidades e as Serras”, “O Mandarim” e “A relíquia” (Eça de Queirós), “Viagens na Minha Terra” (Almeida Garrett), “A Morgadinha dos Canaviais” e “As Pupilas do Senhor Reitor” (Júlio Dinis), entre muitos outros títulos que introduzem os mais novos nas maiores obras literárias portuguesas.

* Estas sugestões são apresentadas pela livraria aveirense Ror de Livros. Na Ror de Livros, “A queda de um anjo” está disponível em várias edições e a preços que variam entre 1 e 5 euros. Os “Clássicos da Literatura Portuguesa contados às crianças” custam 2 euros cada. A Ror de Livros fica na Rua Senhor dos Aflitos, n.º 9, em Aveiro. Atendemos pelo facebook.com/rordelivros, por mail (rordelivros@gmail.com) ou pelo telefone 234 049 257 (de segunda a sábado, das 14h às 19h).
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.