AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Sugestões de leitura: Aventuras sem sair de casa

Literatura

A sugestão de hoje vai para as crianças e pré-adolescentes que têm de ficar em casa por causa da pandemia – ou para os pais deles, se procuram algo para entreter os filhos.

Se há livros que os pais leram, talvez também alguns avós, e continuam a merecer o gosto de filhos e netos, são os da série Cinco. Tanto quanto sabemos, pelo menos cinco editoras diferentes já publicaram em Portugal os 21 livros da série criada por Enid Blyton. A primeira foi a Empresa Nacional de Publicidade, ainda na década de 1960. Atualmente, é a Oficina do Livro que os publica.

A leitura das aventuras dos irmãos Júlio (Julian), David (Dick), Ana (Anne) e da prima Zé (Georgina) e o seu cão Tim (Timmy) é uma ótima forma de ocupar o tempo e a imaginação, quer para os que estão confinados a um T1 ou T2, quer para quem pode andar por montes e casas abandonadas; quer em tempo de aulas, quer nas tardes sem fim das férias grandes. E isto, desde 1942, ano em que Enid Blyton publicou “Os cinco na Ilha do Tesouro”, a aventura inaugural, quando os irmãos vão passar uma semana a casa da prima Maria José, que não conheciam e que só responde se a tratarem por “Zé”. “Odeio ser rapariga e recuso-me a comportar-se como tal”, afirma ao conhecer os primos.

Mas Enid Blyton não escreveu apenas a série “Os Cinco”, que inspirou em Portugal a coleção “Uma Aventura”. As suas cerca de 800 obras (chegava a escrever 50 por ano, ao ponto de se desconfiar que usava escritores-fantasmas, algo que ela sempre desmentiu) incluem a figura do Noddy e coleções como “Mistério” (cinco jovens mais um cão que resolvem crimes e mistérios antes do polícia da terra) , “O Colégio das Quatro Torres” (aventuras num colégio interno frequentado pelas gémeas Patrícia e Isabel) e “Os Sete” (uma espécie de clube de pequenos detetives). Estas últimas duas decorrem durante o tempo letivo, enquanto as outras acontecem nas férias escolares.

Para terminar, refira-se que a BBC sempre considerou Enid Blyton (1897-1968) uma escritora menor, mas resolveu agora fazer uma série televisiva a partir dos seis livros de “O Colégio das Quatro Torres”. Estreia em abril e dizem que é uma espécie de “Downton Abbey para os mais jovens” (notícia do “Diário de Notícias” de 22 de março).

* Na Ror de Livros, os livros das séries “Os Cinco”, “Os Sete”, “Mistério” e “O Colégio das Quatro Torres” estão disponíveis por preços que variam entre 1 e 3 euros cada. A livraria de livros usados fica na Rua Senhor dos Aflitos, n.º 9, em Aveiro. Atende pelo facebook.com/rordelivros, por mail (rordelivros@gmail.com) ou pelo telefone 96 843 72 37. Durante o estado de emergência, com as devidas regras de segurança, a Ror de Livros está às terças (das 16h às 19h) aos sábados (das 14h às 19h).
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.