A cidade de Aveiro acaba de ganhar um novo espaço de restauração, que está apostado em fazer chegar à mesa pratos cheios de sabor, com uma apresentação cuidada e um toque de autor. Tudo isto num ambiente simultaneamente moderno e descontraído, pronto para proporcionar uma experiência gastronómica diferente. Chama-se 3800, exatamente o código postal do centro da cidade de Aveiro, e abriu portas no dia em que Portugal deu mais um Viva à Liberdade! A comandar a cozinha está o chef Daniel Cardoso, um lisboeta que já fez de Aveiro a sua casa.
Assim que atravessamos a porta do número 15 A da Rua Dr. Alberto Souto, deparamo-nos com uma sala sofisticada - na dose certa, uma vez que a ideia é que nos sintamos em casa. Abrimos a carta e percebemos que a missão vai ser difícil: taco de atum, cogumelos selvagens em molho agridoce, bao de bacalhau, enguia frita e lingueirão, coco e lima, entre outras iguarias, assim só para começar.
Prosseguimos para as páginas seguintes, conscientes de que o desafio tem tudo para ficar cada vez mais difícil: secretos de porco preto, picanha maturada, tomahawk, polvo grelhado, arroz de carabineiro e lombo de bacalhau da Islândia são alguns dos nomes que nos saltam à vista – há mais pratos para provar, em especial na página reservada às carnes maturadas, que são uma das apostas fortes da casa.
Como chegamos à hora de almoço, a um dia da semana, tentamos agilizar a parte da escolha: optamos pelo menu executivo 3800 (disponível ao almoço, exceto fins de semana e feriado, por 15 euros), com direito a uma entrada, prato, bebida e café. Para começar, uns tacos de atum, seguidos de uma lasanha de abóbora. Pelo meio, ainda degustamos uma carne, que não nos deixa espaço para avançar para as sobremesas – a mousse de chocolate e a pannacota do Dubai, dizem-nos, estão entre as estrelas da casa.
“A proposta é que as pessoas venham a um sítio onde comem bem e se sentem bem”, introduziu o chef Daniel Cardoso, em conversa com a Aveiro Mag, a propósito deste novo espaço gastronómico que surge pelas mãos de um grupo de empresários de Aveiro, ligados ao setor da construção.
Aberto de terça a sábado, ao almoço e ao jantar, o 3800 conta, além dos seus 32 lugares sentados, com uma sala (capacidade para 10 pessoas) para eventos mais reservados. Além de estar disponível para encontros empresariais ou sociais, esta sala irá estar também disponível para degustação de menus personalizados pelo chef. “Vamos ter um menu de quatro momentos, outro de seis e um com oito momentos”, anuncia Daniel Cardoso. Enquanto esta última proposta não chega, há ainda muito para provar. Bom apetite!
