AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Sugestões de leitura: Viagens inesquecíveis

Literatura

Há três tipos de viajantes. 1) Os que viajam sem grande ideia do que vão encontrar, sem se prepararem em termos de informação sobre os locais que vão percorrer, esperando usar a intuição para descobrir “coisas que não vêm os nos guias”. 2) Os que leem sobre os locais que vão visitar. Quanto mais se informam, mais aproveitam da viagem, menos tempo perdem a encontrar o essencial e – ao contrário do que defendem os primeiros – mais se surpreendem com o imprevisto que qualquer viagem oferece. 3) Os que se informam tanto sobre uma cidade, em geral por meio da leitura, que nem precisam sair do seu quarto.

Os livros que sugerimos hoje são para o terceiro tipo de viajantes. Ou seja, para todos nós em tempos de pandemia. Não pudemos viajar nesta Páscoa, nem nos próximos tempos. Ora, se não o devemos fazer por imposição exterior, experimentemos a viagem pela leitura. Leiamos tanto, que seja como se lá tivéssemos estado. Leiamos ao ponto de dizermos, se viermos a visitar o local, como dizemos de alguns filmes: “Gostei mais do livro”.

Há uns anos, as edições Asa e o Público editaram a coleção “Rotas e percursos”. Os livros falam de cidades como Florença, Nova Iorque, Bruxelas e Praga de forma muito atraente e estimulante. Sem uma única fotografia, mas com desenhos, pinturas, mapas e textos de carácter histórico e cultural que fazem do livro um objeto independente, por assim dizer. Ou seja, viajar é prescindível. Leem-se os livros por si mesmos. Não é preciso ter intenção de viajar.

Dois deles são especialmente curiosos, dentro da excelência da série. Somos guiados por personagens da ficção, mais precisamente da banda desenhada. No livro sobre Roma, os percursos são orientados por Alix, pelo que as ilustrações são dos livros do herói romano criado Jacques Martin ou seguem o seu estilo, quando se trata de representar monumentos s situação que não existiam na Roma Antiga. Em Veneza, o cicerone é Corto Maltese, que, como o próprio nome indica, é maltês, mas anda frequentemente por Veneza, que é a terra onde cresceu Hugo Pratt, o criador da figura do marinheiro Corto.

* Na Ror de Livros, os livros da série “Rotas e percursos”, sobre as cidades de Veneza, Roma, Nova Iorque, Florença, Marraquexe, Praga e Bruxelas, estão disponíveis a 6 euros cada. A livraria de livros usados fica na Rua Senhor dos Aflitos, n.º 9, em Aveiro. Atende pelo facebook.com/rordelivros, por mail (rordelivros@gmail.com) ou pelo telefone 968437237. Durante o estado de emergência, com as devidas regras de segurança, a Ror de Livros está aberta às terças (das 16h00 às 19h00) aos sábados (das 14h às 19h).
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.