AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A interação com a natureza em espetáculo de dança no Teatro Aveirense

Palcos

 

Esta quinta-feira, dia 19 de junho, às 21h30, o Teatro Aveirense recebe o espetáculo de dança “Sagração de quem era”, de Margarida Constantino, no âmbito do ciclo Palcos Instáveis Segunda Casa, realizado em parceria com a Instável – Centro Coreográfico.

Com este espetáculo, Margarida Constantino cria uma espécie de “elogio póstumo a algo que nunca recebeu o seu devido valor”, referindo que “‘Sagração de quem era’ coloca a interação humana com a natureza num prisma de louvor e ficção, num ato de negação, num ensaio acidental de greenwashing”. A coreógrafa continua o seu raciocínio afirmando que “se o apocalipse fosse o fim, não haveria depois. O próprio termo ‘pós-apocalíptico’ é na sua essência uma contradição. A ideia de que após um desastre climático há um depois é em si um ato negacionista de autossabotagem, pois a Terra continuará a existir sem nós. E assim percorro o mundo, de forma irreversível, na incapacidade de acompanhar o tempo em que vivo”.

Margarida Constantino é uma coreógrafa e bailarina natural do Porto, licenciada pela Universidade de Artes Artez, em Arnhem, com uma especialização em teoria e investigação artística pelo programa Honors. Nos últimos anos trabalhou como bailarina na Nicole Beutler Productions, na companhia LeineRoebana, entre outros coreógrafos em Amsterdão, e simultaneamente como diretora de movimento e intérprete para Tao Naar Dis, filme de Michal Grycko sobre a direção artística do compositor Jesse Passenier, entre outros projetos em videodança e videoclips.

A Instável – Centro Coreográfico constitui um espaço vivo e informal, por onde passam múltiplos criadores e intérpretes, numa lógica de incubadora. Segunda Casa é o seu programa de difusão de um conjunto de obras coreográficas. Tem por objetivo contribuir para a valorização, visibilidade e reconhecimento de criadores e incentivar a programação descentralizada de dança contemporânea.

 

Colegio Portugues Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.