A direção da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental assinala esta quarta-feira, dia 22 de abril, o Dia da Terra. Em tempos de confinamento, a data será evocada com uma reunião virtual da equipa dos corpos sociais da ASPEA, colaboradores e coordenadores de projetos com vista a “refletir e questionar, em conjunto, sobre o papel da ASPEA nos tempos pós confinamento e nos tempos que esta crise nos acompanhará”.
“Consideramos importante pensamos nos desafios que temos pela frente em cada área de trabalho, em cada projeto, em cada núcleo, de forma a que a Direção possa rever o seu Plano de Atividades 2020 e repensar o Plano 2021”, anuncia a associação, com sede em Aveiro, em comunicado.
“Este é um momento, como reafirma a Carta da Terra, de repensar o nosso padrão de vida baseado no consumo exacerbado e excedentário, das sociedades que evoluíram para o cansaço do individualismo e egoísmo social, da velocidade de disseminação de literatura e artigos falsos com o intuito de fomentar conflitos políticos e geopolíticas, rompendo com os valores da solidariedade, da defesa do bem comum, da compreensão e respeito pela diversidade da vida”, é acrescentado numa nota enviada à imprensa.