AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Sugestões de leitura: Europa e Filosofia para pessoas com pressa

Literatura

A pressa é apenas um pretexto para a síntese. E a síntese requer tempo, como bem sabe aquele que escreveu uma carta longa porque não teve tempo de escrever uma mais breve. Estes dois livros para “pessoas com pressa”, “A História da Europa para pessoas com pressa”, de Jacob F. Field, e “Filosofia para pessoas com pressa”, de Lesley Levene, ambos na Editorial Presença, são ótimos para qualquer época e ainda mais para quando o tempo desacelera, como o que estamos a viver (talvez já a sair dele).

Em ambos os casos, em cerca de 200 páginas, são abordados vários milénios, quer de ideias, no caso do livro de filosofia, quer de guerras, conquistas, descobertas, revoluções, no caso do livro sobre a Europa.

Europa e Filosofia não são sinónimos, mas quase. Surgindo na Antiga Grécia de modo sistemático, a Filosofia nasce na Europa quase ao mesmo tempo que a Europa, visto a civilização greco-romana ser um dos mais fortes fundamentos da Europa atual (a par do judaísmo e do cristianismo). E, excetuando um ou outro lampejo nos tempos antigos e algumas correntes nos tempos atuais, a atividade filosófica é muito europeia.

Por outro lado, ideias que traçaram e traçam o destino da Europa, como a liberdade, a igualdade, a democracia, o comunismo, os direitos humanos, foram geradas e são refletidas na filosofia, essa atividade muito menos abstrata do que parece. Lendo os livros em paralelo, diríamos que a História da Europa é um campo experimental das ideias filosóficas.

Comum aos dois livros são a leveza da escrita, a inserção de caixas de texto, a pequena história que ilustra a grande tendência, a clareza. Pessoas com pressa têm de compreender à primeira leitura, o que também é uma vantagem para os vagarosos.

Os dois fazem parte de uma coleção que inclui pelo menos outros dois títulos, “O universo…” e “História da Ciência”, sempre para pessoas com pressa”. Mas quem não tem pressa também gosta.

* Estes dois livros são muito recentes, pelo que não estão disponíveis na Ror de Livros. A livraria de livros usados fica na Rua Senhor dos Aflitos, n.º 9, em Aveiro. Atende pelo facebook.com/rordelivros, por mail (rordelivros@gmail.com) ou pelo telefone 96 843 72 37. A Ror de Livros está aberta às terças (das 16h às 19h) e aos sábados (das 14h às 19h).
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.