AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar
Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Paixão Pela Vida: Ensino, fé, jornalismo, escrita e …. blogues!

Opinião Ler mais tarde

Manuel Fernando Rocha Martins, mais conhecido por Prof. Fernando Martins, é hoje o meu convidado, mas antes da sua história há uma nota prévia que se impõe. Decorria o ano de 1990 e na apresentação de uma revista, em Aveiro, no meio de um grupo de jornalistas, observo um jornalista que gravava o que se ia passando e fazia fotografias com uma Contaflex Zeiss. No final, apresentei-me a essa pessoa, perguntando se podia ver a sua máquina fotográfica. Entregou-ma e eu fiquei espantado com a qualidade da mesma, seguindo-sese uma agradável conversa sobre fotografia e jornalismo. A partir daí, ficámos amigos!

 

Nasceu em 1938, na Gafanha da Nazaré, com antepassados que vieram no séc. XVIII para a região. O seu pai era tripulante nos bacalhoeiros, tendo sido contramestre no Santo André, e a mãe doméstica e agricultora. Fez a “instrução primária” na Escola da Cambeia, seguindo depois para Aveiro e para o Porto, onde frequentou o Instituto Comercial e o Magistério Primário.                                     

Foi professor primário na escola Marinha Velha, Gafanha da Nazaré, mais de 30 anos, tendo sido formador de cursos de professores destinados ao ensino de adultos e dinamização de bibliotecas. Ao mesmo tempo era jornalista de vários jornais, como o Comércio do Porto, Timoneiro, revista Igreja Aveirense, colaborador da Agência Ecclesia e Correio do Vouga - do qual foi diretor -, colabora com a Rádio Renascença e esteve na fundação da Rádio Terra Nova, onde teve o programa Ponto de Encontro.

Em1965, casa-se com Hélia de Jesus Ramos de Oliveira, tendo quatro filhos, que hoje são, profissionalmente, advogado, engenheira alimentar, professor e jornalista. E orgulha-se de também ter três netos e um bisneto!

Desde muito novo que se interessa pela Igreja Católica. Ainda jovem pensa em ir para o Seminário, mas a saúde débil não lhe permite tal caminho, mas ao longo da sua vida mantém uma ligação ativa, seja à Diocese de Aveiro, seja à Paróquia da Gafanha da Nazaré. Pertenceu à Juventude Operária Católica onde foi dirigente e, em 1988, é nomeado diácono pelo Bispo de Aveiro, D. António Marcelino - vindo a ser o primeiro coordenador do Grupo de Diáconos da Diocese de Aveiro - e é membro do Conselho Científico do Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro. É um defensor do Ecumenismo, movimento religioso que procura a unidade e a cooperação entre as diferentes dominações cristãs.

Em 2004, cria os blogues Pela Positiva (4.087.441 seguidores),  Galafanha (291.503 seguidores), Ponte da Cambeia (57.647 seguidores) e Memórias Soltas (78.514 seguidores), tendo colaborado no blogue Convida Saberes da Universidade Sénior da então Fundação Prior Sardo, onde teve tertúlia com o tema As Gentes da Gafanha.

Para Fernando Martins, após ter deixado os jornais, a utilização diária destes blogues é uma forma de continuar a escrever deixando as suas perspetivas da realidade, seja sobre as guerras, as tiranias ou a ignorância, temas que continuam a preocupar o jornalista Fernando Martins.

Também tem vários livros publicados: Gafanha da Nazaré – Cem anos de vida, onde são retratados acontecimentos como, as grandes guerras mundiais, a implantação da Republica e as Aparições de Fátima; A Formação e a Consolidação Política do Salazarismo e do Franquismo;  História e Relações Internacionais; A Geração da Ética;  As Revoluções Contemporâneas; Entre África e Europa; Pedro Theotónio Pereira; Cidade Sombra e Diplomacia e Guerra.

Gostos: Música Clássica, Etnográfica e Jazz, Cinema, Fotografia, Religião, Espiritualidade e....escrever!

Albergaria Publicidade
Gratidão pública

Em 2023, foi designado patrono da escola Básica 2,3 da Gafanha da Nazaré. Em 2010, recebe a medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Ílhavo pelo reconhecimento da sua dedicação na defesa e divulgação da história da cidade da Gafanha da Nazaré. Em 2024, a Câmara Municipal de Ílhavo atribui lhe a medalha de Ouro do Município. É Confrade de Honra, da Confraria Gastronómica do Bacalhau desde 2016.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.