O Ballet Contemporâneo do Norte vai estrear Cassandra num local inédito, a Praia Fluvial da Mâmoa, em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira. No próximo sábado, 4 de outubro, pelas 19h30, o público é convidado a imergir numa paisagem improvável para assistir a esta nova criação de Jordann Santos. O espetáculo tem entrada livre.
“Cassandra explora a questão da fisicalidade formal do alerta – através do resgate de resíduos da indústria têxtil, responsabilizada por representar umas das maiores poluentes mundiais, em consequência da globalização e do aumento do consumo acelerado. Questiona a temática da sustentabilidade através da manipulação de vestígios invisíveis do processo industrializado da construção do vestuário, considerando a própria questão morfológica da sua existência. Utiliza como ponto de partida a personagem profética de Cassandra – subtraída da mitologia grega. Para sustentar o deslocamento espectral e objetual do figurino, numa procura da sua teatralidade, surge uma encenação impossível para questionar o lugar do figurinista na produção do gestus social de uma produção artística”, refere a sinopse do espetáculo.
O Ballet Contemporâneo do Norte é uma companhia de dança com 30 anos de trabalho reconhecido no contexto da dança contemporânea portuguesa. Foi fundada em 1995 por Elisa Worm, em Estarreja, onde permaneceu e desenvolveu trabalho artístico durante vários anos. Em 2007, a companhia mudou-se para Santa Maria da Feira, onde tem desenvolvido o seu programa artístico, com direção de Susana Otero desde 2011.