Desde a passada quinta-feira, dia 21 de dezembro, que o Centro Comercial Oita, em Aveiro, passou a exibir, nas fachadas frontal e traseira, novos letreiros. Numa altura em que está a comemorar 40 anos de vida, o espaço comercial ganha uma nova imagem e também um novo fôlego.
“Estes letreiros são um marco importante na nova visão e vida do Oita e foram colocados diretamente afixados às fachadas com o novo logotipo”, destaca Marcelo Silva, administrador do Oita. Dá-se um sinal claro de que o centro comercial entrou numa nova fase da sua vida, mas sem abdicar de preservar a memória. A administração do espaço decidiu ceder os antigos letreiros do Oita à associação cultural @letreirogaleria, de forma a preservar e compartilhar a história visual de Aveiro.
“Esta iniciativa singular resgata os letreiros desativados, criando um museu/armazém expositivo que conta a memória gráfica das cidades. Ao preservar os letreiros do Oita, não apenas honramos a história de Aveiro, mas também contribuímos para um legado visual que transcende fronteiras”, acrescenta Marcelo Silva, referindo-se à evocação da geminação entre Aveiro e a cidade japonesa de Oita.
Neste momento, o centro comercial localizado na Avenida Lourenço Peixinho está a ser alvo de um plano de restruturação. Uma das novidades passa pela abertura ao público do espaço outrora ocupado pelo antigo cinema – e agora transformado em sala de espetáculos -, que, além de estar já preparado para receber eventos de empresas e particulares, irá, em 2024, passar a ter alguma programação cultural.
"Estamos a constituir uma associação de lojistas e o objetivo é, em 2027, ter todos os espaços ocupados", revela o administrador, notando que, a esta altura, o equipamento já só tem pouco mais de 10 lojas desocupadas. "Quando esta nova administração entrou, em 2021, eram mais de 30", refere.