AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

À descoberta das paisagens da Ria de Aveiro através de uma grande rota

Roteiro

Se é amante de caminhadas ou percursos cicláveis, e de fins de semana de mochila às costas, a Aveiro Mag tem a sugestão ideal para si. Parta à descoberta do Percurso Azul, integrado na Grande Rota da Ria de Aveiro, e descubra os segredos que guarda a paisagem que o acompanha.

A Grande Rota da Ria de Aveiro é um percurso de longa rota, com quase 600 quilómetros de extensão total, subdividida em três percursos – Azul, Dourado e Verde, este dois últimos ainda estão a ser ultimados - que irão permitir a realização de atividades de pedestrianismo, cicloturismo ou náutica.

Para já, sugerimos que faça o chamado Percurso Azul, ou GR57. É um percurso circular que percorre cerca de 131 quilómetros, passando por Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo, Vagos e Albergaria-a-Velha, e com início e fim no Canal de São Roque. Poderá observar as margens da Ria, contando com uma paisagem lagunar única em Portugal que é uma prova da convivência secular e harmónica entre a natureza e as povoações, ali representada pelos campos de cultivo. Este percurso é ideal para quem pretende praticar cycling ou caminhada suave, pois não oferece grandes desafios físicos, e está dividido em seis etapas.

Inicia-se o percurso no Canal de São Roque, ou Cais dos Remadores Olímpicos, em Aveiro, e segue-se em direção ao Esteiro de Salreu, em Estarreja. Se for a pé, prepare-se para aproximadamente cinco horas de caminhada, sem contar com as paragens para observar o património cultural e natural, aqui marcados pela Igreja de São Gonçalinho, o Cais da Ribeira de Esgueira, Igreja do Convento do Carmo, Museu Arte Nova, Esteiro de Salreu, Rio Antuã, os canais urbanos da Ria, Museu da Cidade, jardim do Rossio e todos os outros em que encontrar maravilhosos cenários fotográficos.

A segunda etapa começa, se seguir as sugestões da Grande Rota da Ria de Aveiro, onde termina a primeira - Esteiro de Salreu. Esta etapa tem 23,2 quilómetros e é classificada como "algo difícil", acompanhando o percurso do Rio Antuã e seguindo depois até ao Cais da Ribeira Nova. Ao longo do percurso pode obter binóculos para observação de aves, alugar bicicletas, caiaques ou até um carro elétrico no centro de Centro de Interpretação Ambiental. Como pontos de interesse indicam-se alguns dos cais da Murtosa, a Igreja Matriz de São Bartolomeu, o Museu Municipal da Murtosa e a Capela do Senhor da Ribeira.

No terceiro dia de trilhos da Grande Rota, parta do Cais da Béstida, na Murtosa, em direção ao Cais do Carregal, na Murtosa, para uma etapa de 27 quilómetros e de nível "Difícil". Esta fase do percurso tem uma duração de aproximadamente seis horas de caminhada, e, entre cais e esteiros, vai-se aproximando da cidade de Ovar, onde encontra o Museu Júlio Dinis e um museu-vivo de azulejo, com grande expressividade na região.

Continua em direção a São Jacinto durante quase seis horas para uma distância de 25 quilómetros, acompanhada das paisagens mais cénicas da Ria. Pode ainda passar pelo Museu-Estaleiro do Monte Branco, praia do Monte Branco ou a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto que protege o cordão dunar ali formado há cerca de 1000 anos.

As duas últimas etapas são as de menor dificuldade. A primeira, de São Jacinto ao Santuário da Nossa Senhora de Vagos, e a última, daí regressa ao ponto de partida do percurso - o canal de São Roque. De São Jacino ao Santuário são 19 quilómetros, que podem ser encurtados com a passagem de ferry para a zona portuária de Aveiro para saborear as ondas e ventos da Barra. Pode ainda visitar o Navio Santo André, no jardim Oudinot, o Parque de Lazer da Vagueira ou o Santuário da Nossa Senhora de Vagos.

Para acabar bem, na última etapa do Percurso Azul, conte com 14 quilómetros de paz e calmaria que o conduzirão de volta à realidade, na azáfama e movimento da região. Aqui, o sal torna-se protagonista, e pode conhecê-lo melhor nas marinhas de sal e no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.

Em breve, ficarão também prontos a descobrir os percursos Dourado e Verde da Grande Rota da Ria de Aveiro. O GR58, que será o Percurso Dourado, vai contar com 234 quilómetros e um caráter linear, fazendo-se acompanhar de paisagens entre o mar e a Ria, e até às serras e ao vale do Vouga onde se escondem cenários que incluem as mais belas cascatas do país. Por ser mais longo, este percurso vai dividir-se em dez etapas, cruzando-se com a Ecopista do Vouga e com vários percursos pedestres.

Já o Percurso Verde - GR59, será o que mais se afasta da Ria ao longo do trajeto de aproximadamente 194 quilómetros. No entanto, vai permitir aos visitantes, tal como os anteriores trajetos, a realização do percurso de várias formas, nomeadamente com recurso à oferta turística náutica nas zonas de Ria. Estará também dividido em dez etapas, tendo a mais curta aproximadamente dez quilómetros, e a mais longa 27,2 quilómetros, com partida em Águeda e chegada em Anadia.

Quanto aos percursos náuticos já referidos, são 12 e têm passagem pelas salinas, alguns cais da Murtosa, o rio Águeda, a Pateira de Fermentelos, Carvoeiro, e várias outras paisagens únicas e imperdíveis.

Se é amante de percursos e quer descobrir os segredos da Grande Rota da Ria de Aveiro, prepare a mochila, chame amigos, e parta à aventura do Percurso Azul nos próximos fins de semana de sol.

Mais informações sobre os trajetos, nomeadamente coordenadas, mapas e indicações, podem ser consultadas no site da GRRA.

Fotografias: Grande Rota da Ria de Aveiro
Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.